Cruzeiro empata por 0 a 0 e Avaí confirma rebaixamento para Série B

.

Foto:credito/Vinicius Silva

Em jogo decisivo na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Avaí empataram por 0 a 0 no Mineirão, em jogo válido pela 33ª rodada.

Com o resultado, o Avaí acabou sendo a primeira equipe matematicamente rebaixada no Campeonato Brasileiro em 2019. O Cruzeiro saiu da zona de rebaixamento, com 36 pontos, na 16ª colocação.

Você conhece o canal do sporte7 no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o sporte7 também no Instagram

A partida foi totalmente controlada pelo Cruzeiro durante o 1º tempo, visto que o Avaí adotou postura defensiva esperando as chances surgirem em contra-ataques.

Entretanto, foram poucas as chances perigosas na primeira etapa, pois o Cruzeiro errou 26 dos 32 cruzamentos, considerando que a jogada aérea é o principal fundamento da equipe de Abel Braga.

O Avaí saiu poucas vezes para o ataque, mas conseguiu chegar em duas oportunidades perigosas, com chute de fora do lateral direito Lourenço e com “bicicleta” de Vinícius Araújo na grande área.

Thiago Neves estava participativo na armação de jogadas e teve a principal chance do 1º tempo para o Cruzeiro, ao acertar um voleio na grande área e ver a bola resvalar no no zagueiro do Avaí, Caio Paulista.

No início do 2º tempo, o Avaí teve mais posse do que na primeira etapa e teve mais oportunidades. Aos 13′, a zaga cruzeirense falhou e Vinícius Araújo cabeceou sozinho na grande área, mas a bola acabou saindo.

Com pouco mais de 20 minutos restantes, Abel Braga colocou Fred em campo, no lugar de David, para dar mais volume de jogo ao Cruzeiro. O controle da posse foi retomado e novas chances surgiram.

Porém, o Avaí seguiu com chances e havia assustado Fábio com mais um chute de fora. Desta vez, , Pedro Castro havia experimentado para boa defesa do goleiro.

Com o drama no final do 2º tempo, Abel Braga resolveu colocar Robinho no lugar de Éderson impondo mais pressão e buscando um gol no final do jogo, mas poucas chances perigosas eram criadas.

Nos acréscimos, Thiago Neves teve mais uma oportunidade para abrir o placar e subiu na grande área, em cabeçada que saiu muito perto pelo lado esquerdo do gol, na última chance do jogo.

Na 34ª rodada, o Cruzeiro enfrentará o Santos na Vila Belmiro, no próximo sábado (23) às 21h. O Avaí receberá a Chapecoense, no próximo domingo (24), às 19h, também pelo horário de Brasília.

Como foi a partida

Jogo aberto

Foram movimentados os primeiros minutos de jogo. O Cruzeiro era mais ofensivo, levava mais perigo e teve a primeira chance de gol aos 4 minutos.

David estava na ponta esquerda e inverteu a jogada. Na grande área, dois zagueiros do Avaí trombaram, a bola sobrou para Éderson ajeitar e Orejuela bater forte, na primeira defesa do goleiro Vladimir.

O Avaí, que estava com a formação 4-3-3 na escalação, ficou mais defensivo antes dos dez minutos e mudou a disposição tática para 4-2-2, apostando nos contra-ataques.

Domínio da posse sem finalizações

Apesar de dominar a posse de bola (84%-16% em 20 minutos), o Cruzeiro encontrava dificuldades para finalizar jogadas no setor ofensivo.

Com duas cobranças seguidas de escanteio aos 17′, o Cruzeiro tentou duas bolas levantadas na área com Marquinhos Gabriel e Thiago Neves, mas a defesa do Avaí cortou nas três oportunidades.

Primeiras saídas do Avaí

O Avaí construiu sua primeira chance de gol aos 22 minutos. Pelo lado direito do campo, Lourenço chutou de fora da área na intermediária, tentando surpreender o goleiro Fábio.

Dois minutos depois, Lourenço voltou a contribuir, desta vez com um cruzamento para Vinícius Araújo acertar uma “bicicleta” dentro da área, exigindo boa defesa do goleiro cruzeirense no meio do gol.

Cruzeiro em novos cruzamentos

O Cruzeiro voltou a exercer pressão e ter mais uma chance perigosa de gol aos 31′.

Dodô chegou na esquerda, escorou de cabeça para David dentro da área que chegou tocando com a esquerda tentando acionar um companheiro, mas a bola foi cortada mais uma vez por Luanderson.

Em 35 minutos de partida, a equipe cruzeirense havia chegado a marca de 18 cruzamentos. com aproveitamento de 17% no jogo aéreo.

Pressão no final do 1º tempo

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Cruzeiro conseguiu uma sequência de escanteios e jogadas aéreas. Aos 38′, Thiago Neves teve a chance do gol na área e tentou um voleio, mas a bola esbarrou no zagueiro Caio Paulista.

Na marca dos 41′, foi a vez de Thiago Neves cobrar escanteio buscando Cacá, mas a bola passou pelo zagueiro cruzeirense e sobrou para Marquinhos Gabriel no outro lado, errando outro cruzamento.

Nos acréscimos, Henrique recebeu no meio, cruzou na área, mas parou novamente em Marquinhos, encerrando o primeiro tempo. Foram 5-3 nas finalizações totais a favor do Cruzeiro, mas o time visitante finalizou mais na meta do gol (1-2).

Na volta do intervalo, o técnico Abel Braga promoveu uma alteração, com a entrada de Pedro Rocha no lugar de Marquinhos Gabriel.

Primeira chance do 2º tempo

Aos 7′ do 2º tempo, Vinícius Araújo acabou sendo derrubado por Cacá pelo lado esquerdo do campo e originou falta perigosa a favor do Avaí.

Porém, ao invés da cobrança, Caio Paulista armou jogada ensaiada e tabelou com Igor Fernandes, mas acabou sendo cortado na entrada da área.

Avaí com mais perigo

O Avaí voltou a oferecer perigo aos 14′. Igor Fernandes arrancou na esquerda e cruzou para Vinícius Araújo, que subiu no meio de dois zagueiros para cabecear. A bola acabou saindo pelo lado esquerdo do campo.

Após o lance, Abel Braga acabou acionando Fred, e o atacante entrou no lugar de David, que saiu vaiado pela torcida cruzeirense no Mineirão.

O técnico Evando Camillatto aproveitou e colocou o meio-campista Matheus Barbosa no lugar do volante Luan Pereira.

Novas tentativas de gol da Raposa

Após a entrada de Fred, o Cruzeiro começou a ter mais chances no 2º tempo com mais jogadas aéreas. A primeira defesa de Vladimir ocorreu aos 18′, com Pedro Rocha finalizando pelo meio após receber na esquerda.

Na marca dos 26′, uma falta perigosa para os cruzeirenses na entrada da área. Thiago Neves bateu direto e a bola passou perto do gol, saindo pela linha de fundo.

Momentos dramáticos para o Cruzeiro

O Avaí voltou a assustar o Cruzeiro em chute de longa distância. Aos 31′ do 2º tempo, Pedro Castro achou espaço e bateu de fora. A bola bateu no peito do goleiro Fábio, na chance mais perigosa do 2º tempo.

Na última estratégia para conseguir o gol, Abel Braga aplicou mudança tática em sua equipe com a entrada do atacante Robinho no lugar do volante Éderson, com muitos jogadores avançados.

No contra-ataque, o Avaí ainda construiu mais uma boa jogada perigosa no final do 2º tempo. Aos 43 minutos do 2º tempo, Wesley pegou a bola na direita e cruzou na cabeça do volante Matheus Barbosa, que dividiu com Henrique.

Chance final de Thiago Neves

Nos minutos finais de jogo, o Cruzeiro aumentou a pressão e quase abriu o placar aos 46′. Sassá tabelou com Dodô na esquerda, cruzando para achar Thiago Neves. O atacante subiu pelo meio e a bola passou muito perto do gol.

Foi a última chance de perigo no Mineirão, e o jogo foi encerrado aos 52 minutos do 2º tempo, com muitas vaias e protestos da torcida do Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0-0 AVAÍ

Estádio: Mineirão
Data/hora: 18/11/2019, 20:00
Árbitro:Diego Pombo Lopez

Cartão Amarelo: 1T 36′ Thiago Neves (CRU); 2T 25′ Igor Fernandes (AVA); 2T 42′ Vinícius Araújo (AVA)

Substituições CRU: Pedro Rocha (Marquinhos Gabriel); Fred (David); Robinho (Éderson).

Substituições AVA: Matheus Barbosa (Luan Pereira); Wesley Soares (Luanderson); Matheus Lucas (Caio Paulista);.

CRUZEIRO (4-2-3-1): Fábio; Luís Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno, Dodô; (c)Henrique, Éderson; David, Thiago Neves, Marquinhos Gabriel; Sassá. (Técnico: Abel Braga).

AVAÍ (4-3-3): Vladimir; Lourenço, (c)Marquinhos, Eduardo Kunde, Igor Fernandes; Luanderson Silva, Richard Franco, Pedro Castro; Caio Paulista, Vinicíus Araujo, Luan Pereira. (Técnico: Evando Camillatto).