Por MAYRON BRITO

BELO HORIZONTE, MG

Parceria entre CBF7 e FF7CE em busca do crescimento da modalidade (Foto: SporTI Marketing)

A Confederação Brasileira de Futebol 7 ganhou mais uma afiliada nesta semana: a Federação de Futebol 7 do Ceará. O presidente Marcelo de Oliveira Vieira e o vice-presidente Bruno de Sousa Barros iniciaram o processo ainda em fevereiro, após a Assembleia Geral da CBF7. Processo esse que terminou na última quinta-feira, 12, com a obtenção da licença definitiva após toda a documentação necessária para a fundação da federação ser registrada.

O presidente da CBF7, José Luiz Zouain se mostra entusiasmado com a chegada da federação cearense ao quadro de filiados da Confederação: “É um estado que a gente não tinha nenhuma representatividade, pois não acontecia competições no estado do Ceará. E agora, com a nova federação, com pessoas voltadas com o comprometimento para o crescimento da modalidade no estado do Ceará, tenho certeza que vai somar muito não só para o futebol 7 cearense, mas para todo o Brasil”.

Marcelo Vieira, presidente da recém criada Federação de Futebol 7 do Ceará disse que o objetivo principal é poder contribuir com o Futebol 7 no estado, mas que ao mesmo tempo enxergou um cenário grandioso ao alcance com a filiação: “O trabalho foi iniciado em 2019, e durante esse período observei carências em organização e profissionalismo. Com a criação da federação e consequentemente filiação a CBF7, a principal entidade do esporte no país, teremos credibilidade em buscar parcerias e desenvolver essa modalidade que só cresce no país”.

A nova federação já chega estruturada com 64 equipes na competição masculina, com o Campeonato Estadual possuindo Séries A, B e C, que já se encontram em andamento. Em maio, começará o Campeonato Cearense Feminino, que contará com 16 equipes. E as categorias de base sub 9, 11, 13 e 15 terão suas competições iniciadas no mês de junho.

Quanto a competições fora do estado, na Copa do Nordeste que acontecerá em junho, no estado do Alagoas, os representantes serão o Maraponga e o Roma Society. Este último também jogará o Campeonato Brasileiro 2020, que acontecerá no Espírito Santo em outubro, com a companhia do SC Eusébio.

Matéria cedida pela CBF7