‘El Gato’, que também foi campeão carioca de 1970 e brasileiro de 1974 com a camisa do Vasco e teve passagem no Vitória, faleceu em Rosario.
O futebol argentino perdeu um de seus goleiros mais emblemáticos. Na noite desta quarta-feira, Andrada morreu aos 80 anos. “El Gato” ficou marcado no futebol brasileiro por ter sofrido o milésimo gol de Pelé em 1969 e por ter conquistado o título nacional de 1974 pelo Vasco. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Rosário em 1939, Andrada deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Rosario Central. Goleiro ágil e elástico, aos poucos ganhou projeção no clube, a ponto de ter se tornado titular absoluto entre 1960 e 1969 (a ponto de ter se tornado o goleiro que mais atuou na meta da equipe, com 284 jogos).
Mesmo não tendo conquistado títulos importantes no Rosario Central, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para a seleção da Argentina, com a qual se teve grandes atuações na Copa América de 1963.
DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ AOS TÍTULOS: SUA PASSAGEM NO VASCO
Em 1969, desembarcou em solo brasileiro para vestir a camisa do Vasco. E ficou marcado logo por um lance para a posteridade: em jogo válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, “El Gato” sofreu o milésimo gol de Pelé. No Maracanã, o argentino quase alcançou o pênalti cobrado pelo “Rei” e, enquanto Pelé comemorava, Andrada dava socos na grama. Ele também não absoluto da equipe com o passar dos anos e, em 1974, fez parte de uma campanha histórica para os vascaínos. Ele era o camisa 1 da equipe que se sagrou campeã brasileira, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, no Maracanã. “El Gato” conviveu com nomes como Roberto Dinamite, Ademir, Jorginho Carvoeiro