Futebol Brasileiro: Em alta na América do Sul

Chegamos à fase semifinal de dois dos torneios mais importantes do futebol sul-americano: a Copa Libertadores da América e a Copa  Sul-americana.  Em cada competição contamos com dois representantes do futebol brasileiro. Enquanto o Flamengo e Grêmio estão na disputa pela Copa Libertadores, Atlético – MG  e Corinthians disputam o título da Copa Sul-americana.

Flamengo e Grêmio, que se enfrentam na  Copa Libertadores, chegam com força total para a disputada da semifinal. De um lado, o fortíssimo Flamengo, que cresce a cada jogo, mostrando um poderio ofensivo, sobretudo com a fase vivida por Bruno Henrique e Gabigol, e treinado pelo experiente treinador português Jorge Jesus. É importante ressaltar que o Flamengo conta com jogadores com muita experiência e de muita história no futebol europeu: Rafinha, que jogava no Bayern de Munique – ALE e Filipe Luís, que estava no espanhol Atlético de Madrid e com passagens também pelo Chelsea –ING. Já o Grêmio, treinado por Renato Portaluppi, que na minha modesta opinião é o melhor treinador do futebol brasileiro, chega mais um ano se mostrando forte na briga de mais um titulo. Desde 2016, quando venceu o quinto titulo da Copa do Brasil, o time gaúcho vem se mostrando forte nas competições que disputa. Desde então, venceu a Copa Libertadores da América, a Recopa, voltou a conquistar o Gaúchão, que há anos não vencia e sempre se mostrando no topo dos principais torneios. Este ano, o Grêmio além de estar na semifinal da Copa Libertadores, está praticamente garantido na final da Copa do Brasil (está praticamente, mas não garantido).  O grande destaque do time, sem dúvidas, é o Everton Cebolinha, que também se destacou no título da Copa América vencida pela seleção brasileira.

Já na Sul-americana, outros dois brasileiros chegam forte pela conquista. De um lado, o nosso representante mineiro, o Galo, que vem forte para a disputa do título. O Atlético foi eliminado na fase de grupo da Copa Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil, e vem com força máxima para conquistar um título tão importante e de tamanha expressão no cenário internacional. O jovem técnico Rodrigo Santana, que vem fazendo um excelente trabalho a frente do time mineiro, conseguiu dar uma consistência defensiva, algo tão cobrado pelos torcedores e, por isso, os zagueiros Réver e Igor Rabello são um dos destaques da equipe no momento. Não poderíamos deixar de destacar a força do meio – campo, sobretudo com Jair, que para mim é o craque (isso mesmo, craque!) da Copa Sul-americana, e do experiente Elias. Já o Corinthians de Fábio Carille, tem como ponto forte o sistema defensivo, que se fortaleceu ainda mais com a chegada de Gil, que estava no futebol chinês. O Corinthians sabe jogar torneios de mata-mata, e com certeza chega forte. Podemos destacar ainda, o goleiro Cássio, o lateral Fagner, ambos são sempre convocados por Tite para seleção brasileira, e do jovem Pedrinho, um dos destaques deste time e uma grande promessa do futebol brasileiro.

Agora é com vocês: quem irá se sair melhor? Flamengo ou Grêmio, para enfrentar Boca Juniors ou River Plate, grandes times da Argentina? Na Copa Sul-americana, teremos uma final inédita com brasileiros? Será que o Atlético – MG elimina o  Colón – ARG e o Corinthians elimina Independente Del Valle – EQU?

Yasser de Souza Pereira

Pós – graduando em Educação Física na Escola 

Licenciatura em Educação Física