VAR (Vai Andar de Ré?)

Por : Yasser Perreira

O título do texto é meio cômico, mas expressa uma realidade no futebol, sobretudo aqui no Brasil. Essa é atual situação do VAR (sigla do inglês Video  Assistante Referee), o arbitro assistente de vídeo utilizado nas partidas de futebol profissional.

Utilizado pela FIFA pela primeira vez na Copa do Mundo que aconteceu na Rússia no ano de 2018, o VAR está sendo bastante utilizado nas competições aqui do Brasil e em todo território sul-americano. Mas o VAR, que venho com o objetivo de minimizar as polêmicas do futebol e auxiliar o arbitro de campo, na verdade contribuiu para criar mais polêmicas, principalmente no futebol brasileiro. O VAR, que deve interferir de maneira mínima no jogo, deve ser utilizado em determinadas situações: gol ou não gol; penalidade ou sem penalidade; cartão vermelho direto ou identificação equivocada. Mas aqui no Brasil a maneira como está sendo utilizada está causando muitos problemas. Algumas delas são: demora nas tomadas de decisões e muitas vezes equivocadas; o uso excessivo dos vídeos, paralisando as partidas diversas vezes.

Logicamente, temos que levar em consideração que o VAR  é controlada por seres humanos, e nós seres humanos estamos passíveis a erros, e além disso o VAR ainda está  em fase de aprimoramento, de um conhecimento mais profundo  por parte dos árbitros brasileiros.

Quais serão as causas de tantas polêmicas? Despreparo ou medo de tomar decisões equivocada, gerando assim muita demora? Ou será que são as interpretações das regras do jogo que geram dúvidas na cabeça do arbitro? Seja lá qual for à resposta, a CBF e a FIFA devem rever determinadas situações relacionadas à regra do jogo. A questão interpretativa da regra implica em muitas polêmicas, gerando por diversas vezes grandes discussões sobre o uso da tecnologia no futebol.

O que era para ser a solução acabou se tornando mais uma ferramenta de problemas e grandes discussões. Isto é futebol!

Yasser de Souza Pereira

Pós-Graduando de Educação Física Escolar

Licenciatura em Educação Física