FF7ES CONQUISTA SELO VERDE COM PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

O “Selo Verde Ecolmeia”, categoria Ouro, foi conquistado neste ano.

Por RODRIGO LEAL

VITÓRIA, ES

Crianças e professores dos projetos da FF7ES exibem o certificado e o Selo Verde – categoria Ouro, na Arena Unesc, em Colatina (Foto: Assessoria / FF7ES)

A Federação de Futebol 7 do Espírito Santo – FF7ES acaba de marcar um golaço fora da sua área. Desta vez não foi com a bola na rede, mas na área do meio ambiente. Trata-se da conquista do “Selo Verde Ecolmeia”, categoria Ouro, conferido pela Ecolmeia*, com sede em São Bernardo do Campo-SP.

Esse selo é comumente conferido a entidades voltadas ao meio ambiente, mas a FF7ES conquistou essa qualificação mesmo sendo uma associação desportiva. Portanto, esse selo é uma conquista inédita no segmento. Esse gol de placa se deve ao trabalho socioambiental realizado pela Federação com os projetos “Formando Campeões” e “Educação Ambiental – Um Golaço rumo a um Mundo Melhor”, mantidos em sua sede, junto ao ginásio do UNESC, em Colatina.

                                                                  Certificado emitido pela OSCIP Ecolmeia     

Por meio desses projetos, as 250 crianças do futebol 7 se envolvem na coleta de garrafas pet e promovem verdadeira ‘limpeza’ nos bairros de Colatina. Elas fazem isso a partir de suas casas, no comércio, nas ruas etc. “Há crianças que combinam com os moradores da rua e trazem para nosso depósito milhares de garrafas todo mês”, comentou o presidente da FF7ES, José Luiz Zouain, o pai do projeto. Os atletas mirins são empolgados com esse trabalho. “Tem um que, sozinho, conseguiu juntar mais de 60 mil garrafas no ano passado”, informou Zouain. “Para se ter uma ideia, com essa ‘brincadeira’, já tiramos de circulação mais de 400 mil garrafas pet”, acrescentou.

Como forma de incentivo, no final do ano, todos os pequenos atletas, independentemente de quantas garrafas cada um arrecadou, recebem um brinde. Quanto maior número, mais sofisticado é o brinde. “No ano passado, os quatro melhores colocados receberam uma bicicleta cada um”, disse o presidente.

Todo o volume de material arrecadado é encaminhado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Colatina, para reciclagem. Para a Associação isso tem sido muito positivo, pois, praticamente dobrou o volume de material. Isso gera uma maior renda para os que ali trabalham, em razão da venda de seus produtos.

De acordo com José Luiz, a educação ambiental deve estar presente em todo meio social. E isso vale também para o meio esportivo. “Consciência ecológica se aprende desde criança”, assegurou ele.

O projeto foi devidamente descrito, documentado, inclusive em vídeo, e encaminhado à Ecolmeia que, após análise minuciosa e finalizada a consolidação das evidências, conferiu o Selo Verde à FF7ES. Como já se constata pelo título de um dos projetos, a Federação marcou um verdadeiro golaço rumo a um mundo melhor com esse trabalho em prol da Educação Ambiental, que é realizado em Colatina.

* A Ecolmeia é uma Organização Socioambiental formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas, que agregaram seus conhecimentos e expertises na dedicação voluntária pela valorização humana, solidariedade e conservação ambiental.

Credito:Assessoria / FF7ES