Em busca de mais transparência, a CBF anunciou nesta segunda-feira (19), em palestra realizada pelo diretor de arbitragem da Confederação, Leonardo Gaciba, mudanças no procedimento do VAR a partir da primeira rodada do segundo turno do Brasileirão 2019.
As manifestações e pressão em cima do árbitro de vídeo vem aumentando rodada a rodada e se intensificou ainda mais após o recurso fazer sucesso na estreia da Premier League. Sendo assim, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu por divulgar as imagens de análise do VAR nas transmissões.
A partir da primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro, as avaliações, orientações e checagens do VAR irão ser transmitidas ao público na TV com as mesmas imagens que os árbitros terão acesso. A idéia vai além e estuda colocar as revisões nos telões dos estádios em que a partida estiver acontecendo.
Na palestra, a CBF fez questão de frisar que o número de acertos aumentou com a implementação do VAR, porém confirmou a perda de tempo de bola rolando. Até o momento, o Brasileirão 2019 tem apenas dez erros capitais. No mesmo período em 2018, a Confederação avalia que haviam tido 88 erros. Ao todo são 69 mudanças de decisões em 139 partidas.
Foto/credito: Lucas Figueiredo/CBF