CRUZEIRO É O PRIMEIRO CLUBE DO PAÍS A FIRMAR PARCERIA, NAS CATEGORIAS DE BASE, COM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Além de colher bons frutos em campo, as categorias de base do Cruzeiro seguem com seus projetos visando o lado social, educacional e humano dos atletas. Nesta terça-feira, foi fechada uma parceria inédita do Brasil. O Cruzeiro Esporte Clube é o primeiro clube de alto rendimento, com uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que credencia a instituição a ter uma banca permanente das provas de ensino fundamental e médio para os atletas da base.

Responsável pelo acordo, a subsecretária estadual de desenvolvimento da educação básica, Geniana Guimarães Faria esteve presente na Toca da Raposa I para a assinatura da parceria.

“Recebi a visita do Alexandre, pedagogo do clube, lá na Secretaria de Educação, nos levando um pouco a realidade dos jovens atletas que estão no Cruzeiro. Conheci a escola do clube e as escolas públicas, estaduais e municipais, que são parceiras. Temos uma peculiaridade, que são os atletas acima de 18 anos que não conseguiram concluir na idade certa a sua trajetória escolar. Então, a partir disso, ele pediu um olhar mais cuidadoso para pensarmos um formato de uma banca itinerante, para que esses atletas consigam a sua certificação”, disse.

“Tenho absoluta certeza de que essa iniciativa do Cruzeiro vai se tornar um case de sucesso nacional. O clube dá todas as condições para que o atleta consiga vir a ser um jogador profissional, mas caso isso não aconteça, que ele tenha sua educação básica concluída, para que ele possa escolher outros caminhos tanto no mercado de trabalho, quanto na universidade”, completou.

A subsecretária conheceu a Toca I – Foto: Divulgação/Cruzeiro

O pedagogo do Cruzeiro, Alexandre Rosa, comemora a conquista que veio após muitos estudos e projetos elaborados.

“Foram nove meses de muitas pesquisas e muitas leituras, e respeitando toda a hierarquia até chegar na subsecretária estadual de desenvolvimento da educação básica, e hoje ela veio conhecer a nossa realidade para firmar essa parceria com o Cruzeiro. Agora temos autonomia, para que possamos continuar apostando nos atletas do alto rendimento, que não conseguiram concluir a escola formal”, comemorou.

“Com esse acordo, o Cruzeiro se torna o primeiro clube, de alto rendimento, nas categorias de base a ter uma parceria desse porte com o estado, para garantir que estes jovens continuam com a escola ao lado do esporte”, completou.

Amarildo Ribeiro, diretor de futebol de base do Cruzeiro, esteve presente na reunião que firmou o acordo e ressaltou a importância de educação caminhar lado a lado com o esporte.

“No Cruzeiro levamos muito a sério a questão da educação. O Clube mantém uma escola dentro das dependências da Toca I, além de fornecer curso de inglês para os jovens. Queremos formar atletas e cidadãos. Muitos saem de casa bem jovens para morar no Clube e não podemos deixá-los desamparados. Esta parceria com a Secretaria Estadual de Educação é um marco na história do clube”, ressaltou.

Fonte:Divulgação/Cruzeiro